20 de ago. de 2008

Aurora Polar

Presta atenção, rapá! Eu falei Aurora Polar, não Aurora Snow! Sempre fui fascinado pelas luzes que ocasionalmente colorem os céus polares, e ao ler uma postagem no Sedentário & Hiperativo, achei que o assunto cairia como uma luva aqui pro Reclusão Social.



Auroras Polares constituem um assunto bastante técnico, mas podemos dizer basicamente que elas são originadas pela colisão de elétrons de carga elevada provenientes da coroa solar que chegam à atmosfera terrestre através do vento solar e, ao chocarem-se com elementos que constituem a atmosfera do nosso planeta (predominantemente oxigênio e hidrogênio) produzem luz. As diferentes tonalidades de luz dizem respeito aos elementos que colidem com esses elétrons e com a altitude em que dá-se o fato.



Pra mim, presenciar pessoalmente esse que considero o mais belo fenômeno da natureza (bem locão, de certeza xD), certamente constitui um objetivo de vida. Há muito o que se ler sobre o assunto, portanto, àqueles que se interessam, é só correr atrás.



Pequena curiosidade: à Aurora Polar do hemisfério norte, é dado o nome de Aurora Boreal, assim batizada por Galileu. À Aurora Polar que ocorre no hemisfério sul, dá-se o nome de Aurora Austral, assim batizada por James Cook.



Pesquisei em: Wikipedia e HowStuffWorks

5 comentários:

Chico de Freitas disse...

Meu sonho é ver a Aurora Snow isso sim! aehaehoahoehoaehoaheooae

Rodrigo Schmidt disse...

Putz, a Aurora Snow fudeu com o cabelo dela!
Mas essas outras auroras aí são fodas, tás sabendo que esses raios cósmicos são os "mesmos" que deram poderes pro quarteto fantástico não é?

Eder - Blog Variar disse...

AHH sempre quis ver uma auroraaaaa
Vejo fotos e fico encantado com a beleza delas >.<
Ainda vejo uma hehehe

Blog Variar http://blogvariar.blogspot.com/

linkpremiadoblog disse...

Meu nome é Antoani e faço parte da equipe do blog Link Premiado.
Oferecemos prêmios, dentre eles R$ 1.000,00 para o post mais votado. Acreditamos que este seja o maior prêmio em dinheiro da blogosfera brasileira
Já a algum tempo acompanho seu blog e vejo seus posts, como contribuição importante a blogosfera.
Lançamos a pouco o blog Link Premiado, um blog de todos e para todos e gostaríamos de convidá-lo para incluir seus excelentes artigos, no nosso blog (que esperamos que considere seu também).
O Link Premiado é um blog colaborativo que têm como objetivo primordial o sucesso do blogueiro brasileiro, somos todos iguais independente do nosso Page Rank ou pageviews.
Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no http://www.linkpremiado.com.br/ no menu “Envie seu Link” temos diversas categorias para que possa compartilhar sua valiosa experiência com outros blogueiros.
Suas sugestões e dicas serão muito bem vindas também.

Atenciosamente.

Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

Unknown disse...

a atmosfera nao é constituida basicamente de hidrogenio e oxigenio amigo, o elemento mais presente é o Nitrogenio, quase 80%. Muito boa as imagens, a aurora boreal é mesmo fascinante!