3 de set. de 2008

The Corrs - Toss the Feathers

Para alegrar o dia dos queridos e poucos freqüentadores do Reclusão Social, vou largando aqui um vídeo de umas gostosinhas tocando um folk celta. Entretenimento de primeira. Não canso de rever:



Toss the Feathers é uma música que faz parte do folclore irlandês, de autoria desconhecia, e interpretada/gravada/regravada por diversos artistas diferentes.

Os instrumentos mais característicos do vídeo são a "flauta irlandesa" (tin whistle), o "bodhrán" (instrumento de percurssão pouquíssimo conhecido no Brasil), e o violino, nesta feita chamado de "fiddle" ao invés de "violin". Na verdade, não sei ao certo se há diferença entre os dois. A única afirmação que encontrei ao pesquisar sobre o assunto que efetivamente diferencia os instrumentos, foi a de que um "fiddle" possui a ponte mais achatada, o que permite que o arco toque 3 cordas ao mesmo tempo para que se formem acordes. Entretanto, muito mais presente foram argumentos que colocam o "fiddle" e o "violin" no mesmo patamar: "Um 'violin' é guardado num case, um 'fiddle', num saco de farinha." Isto demonstra a origem "caipira" de "fiddle". O que concluo é que trata-se de uma questão de abordagem. Um músico do folk toca um "fiddle". Um músico erudito de conservatório, toca um "violin". Eu não toco merda nenhuma =(

Nenhum comentário: