26 de ago. de 2008

Ferramentas para desenvolvimento rápido de jogos digitais

Todo jogo surge de uma idéia. Dependendo da intenção do criador, a idéia deve ser trabalhada e modelada, até que tome forma e possa atingir o público desejado. Até aí, meu camarada, a jornada é longa. Chega a ser de mau-gosto resumir toda esta odisséia em apenas um parágrafo.


Fato é que, tendo-se fins comerciais, ou apenas desejando-se criar um jogo para divertir os amigos, a criação de um protótipo é sempre benéfica para a concretização desta empreitada, e o uso de ferramentas para desenvolvimento rápido de jogos é um dos mais adequados caminhos.



Apresento-lhes (aos que não são familiarizados com o assunto) aquele, exaltado por uns (aqui me incluo), execrado por outros (90% de meus colegas) o Game Maker.

O Game Maker é basicamente um motor de jogos com uma interface amigabilíssima, extremamente intuitiva, porém um tanto limitado. Seu forte é a criação de games 2D, porém é possível usá-lo para desenvolvimento de games 3D (futuramente estarei falando sobre um outro motor, mais voltado para este fim). Aqui o que conta é a criatividade. Técnicas refinadas, domínio de linguagens de programação, lógica apurada e conhecimento de algoritmos complexos podem ser deixados de lado (até certo ponto, obviamente).

Quer dar o primeiro passo no desenvolvimento de games? Idéia boa para um game simples? Não pestanejo em dizer: “vai de Game Maker”.

A versão LITE do Game Maker 7 você consegue na faixa clicando aqui. Me abstenho da postagem de um crack para que se faça uso da versão PRO (até porque quem tiver dificuldade com o procedimento, vai ter mais dificuldade ainda em programar qualquer joguinho tosco).

O site Programadores de Jogos possui um excelente fórum sobre o assunto (assim como o são todos os outros fóruns do site). Digitando "Game Maker Tutorial” no Google, encontra-se dezenas de tutoriais, escritos ou em vídeo. E finalmente, clicando na imagem abaixo, você vai ser direcionado à página de download de Lab 14, um gamezinho muito divertido desenvolvido no Game Maker.

Havendo algum interesse em desenvolver uma idéia pelo Game Maker, sou parceiro. Havendo dúvidas com relação ao programa, podem me perguntar (provavelmente não saberei a resposta, mas ajudo a procurar). Tenham na cabeça que ninguém vai fazer um Crysis com GM, mas é uma boa maneira de se começar.

7 comentários:

Anônimo disse...

game maker nao é bom!

e o klein é uma goiaba mictodica

os aliens abduzirao ele e sugarao

o ectosplasma dele

ele ta com uma doença altamente contagiosa

so nao contem pro mohamed

c nao vai da piririco no caboclo

ass Oregano

Anônimo disse...

Bom... Minha unica experiencia com criação de jogos foi o RPG Maker... E só.

Anônimo disse...

q gamemaker?
vai toma no cu
negocio chato pra cacete
VAI APRENDE C++ O INFELIZ
lah eh over =D

Anônimo disse...

auHEuAHEUAHE eu sabia que eu ia ser esculachado pela noobaiada =(

Anônimo disse...

VAI TI FUDE seu pseudo-nerd!

Tu acha que tu eh Game Developer usando esse tal de Game Maker ???

Eu vo dize oq tu eh...
Tu uma bixona!

C++ RULZ!

Com carinho,
André.

Rodrigo Schmidt disse...

Hmm, o pessoal adora (inveja) o Game Maker.

Anônimo disse...

teu cu Rodrigo Schmidt