10 de ago. de 2010

God of War: uma pequena visão de um grande jogo.

God of War é considerado por muitos o ápice do Playstation 2. Em termos de jogabilidade e qualidade gráfica, é, de fato, impressionante.

Ao chegar ao final do jogo, o jogador, como o destemido guerreiro que é, é presenteado com o conteúdo extra, os "tesouros". Este é o primeiro dos tesouros. Um insight fantástico que mostra um pouco de tudo o que envolve a produção de um jogo deste calibre. Verdadeiramente, um AAA... tããão longe da realidade de desenvolvimento no Brasil.




God of War teve aproximadamente 3 anos de desenvolvimento... lançado no longíquo ano de 2005, foi um produto de grandes mentes, grandes profissionais, e graaande dinheiro. Tudo unido no esforço de criar um grande jogo.

Este é um video muito esclarecedor... se observarmos pela perspectiva de desenvolvedores, podemos extrair algum conhecimento valioso disso tudo.

De todas as partes, o que mais me chama atenção, é o fato de que, até determinado momento (um estágio de certa forma avançado no desenvolvimento), Kratos nem mesmo existia. Ao menos não do jeito que nos é mostrado. Ele surgiu após longas sessões de confabulações e criação de esboços... que nos leva a pensar que, o alicerce deste grande projeto foi, na verdade, o trabalho das pessoas que haveriam de levar às idéias dos designers e do diretor, às maquinas.

Até mesmo um importante elemento do jogo, as lâminas do caos, surgiram com o decorrer do tempo... ao que me parece, a maior premissa do jogo foi: "hey, vamos tirar tudo que o PS2 tem a nos oferecer, e desenvolver uma idéia em cima disso... vamos contar com os maiores profissionais da área, muito dinheiro, e DEPOIS seremos criativos!"

Fica claro que o diretor possuia pouca idéia do que o jogo haveria de se tornar... as guias para o projeto foram: mitologia grega, e BRUTALIDADE!

Também é engraçado ver a resposta do pessoal, quando perguntados como estão se sentindo.. a resposta é: tired! E por fim, podemos perceber que, se ninguém saiu na mão, foi por pouco!




E não se esqueça: "You should play God of War, 'cause it will get you laid".

3 comentários:

Anônimo disse...

sage

asanime disse...

Mto bom a materia, eu mesmo Comprei um playstation 2 Somente com o intuito de Jogar God Of War.
Hj Estou com os olhos no PS3

M!sunderstood disse...

realmente, muito boa a matéria, aliás eu sou suspeita pra falar, sou viciada em GOW, a jogabilidade é muito boa e os gráficos são ótimos. Tô ansiosíssima para jogar o 3...rsrs

muito bom seu blog