26 de mar. de 2009

Análise GTA Chinatown Wars


Saiu estes dias o Grand Theft Auto para Nintendo DS, Chinatown Wars. Levando em consideração que o Nintendo DS é um videogame mais voltado para jogadores casuais, com comandos através da tela de toque e com um hardware bem menos poderoso que o seu rival Sony PSP, pensou-se que o jogo seria bem mais ou menos. Mas não. Jogando esta versão vai ser fácil notar que fazer "terrorismo" nunca foi tão divertido como este em um videogame portátil.

Familia Lee

Como o próprio nome sugere, o seu personagem neste jogo é um chinês que vem tentar a sorte em Libert City, a mesma cidade do GTA III e GTA IV, e logo no inicio do jogo ele já é tocado na água dentro de um carro. Neste inácio começa uma das adições mais legais do jogo, o uso da tela de toque. Para salvar Huang Lee é necessário quebrar o vidro da janeça do carro batendo na tela com a stylus. Além de quebrar vidros, a tela de toque é usada para criar coqueteis molotovs, arrombar carros, tocar granadas, vender drogas, e-mails, pda, gps, mapa do jogo, estações de rádio, escolha das armas entre outras coisas.

Vida de traficante

Uma das novas adições do jogo é o tráfico de drogas. Nas missões tu consegue tirar uma grana. Também pode se ganhar grana trabalhando de taxista, mas nada se compara ao tráfico de drogas. Após algumas missões estará disponível no mapa do jogo os "dealers" que são as pessoas que compram e vendem as drogas no jogo. Eles entram em contato através de e-mail e nos próprios e-mail já vem com a direção a seguir pelo GPS do jogo(mais abaixo tem uma explicação melhor sobre o GPS).As drogas que podem ser compradas e vendidas, são Heroina, Cocaina, Ecstasy, Acido, Maconha e uns Anti Deprecivos. Infelizmente só tem como vender, o personagem não pode se drogar neste jogo uhaHUEAHuehaUEHA. O grande lance da contrabando de drogas é que o jeito mais rápido de conseguir dinheiro no jogo. Mas tem que tomar cuidado pois as vezes a policia pode te pegar no ato da venda e será necessário fugir ou mata-los mesmo.

Fazendo milagres no DS

Voltando a falar do jogo, ele tem gráficos semelhantes aos primeiros GTAs, só que muito mais trabalhados. A camera é no mesmo estilo também. É impressionante o que o pessoal da Rockstar consegue fazer. É de longe um dos melhores gráficos do Nintendo DS. Toda a cidade é muito viva e os gráficos são no estilo Cell Shading. Este estilo de gráfico ficou bem legal pois o GTA nunca foi um jogo com estilo de gráfico muito realista e também este estilo funciona bem no DS. Temos cinco rádios no jogo e elas são bem simples comparadas aos dos outros jogos, mas mantém o climao GTA de ser. O mapa da cidade também usa os comandos de toque da tela e pode-se tirar proveito do mesmo com o GPS. Clicando em um ponto do mapa, o jogo fará uma rota para ficar mais fácil de se chegar no local. Isso é uma boa adição já que o mapa do jogo é gigante. Talvez o único ponto negativo do jogo seja a falta de dublagem no jogo na hora das histórias e missões, mas também é querer achar defeito nessa joia da Rockstar. Gritos de dor e xingamentos, estão presentes : )

Terrorismo Portatil

O que seria de um GTA sem terrorismo. Sim, podemos matar todo mundo que quisermos com vários tipos de armas. A minha predileta é o lança chamas, que podemos queimar carros e pessoas por todo o lado. O legal é que algumas pessoas quando estão sendo queimadas tentam te abraçar e Huang começa a queimar junto. Mas é só apertar o botão Y que o personagem rola no chão e o fogo apaga. Em relação aos tiras também tem algumas mudanças. Quando é pego vendendo drogas, robando ou fazendo algum terrorismo aparece uma estrela e um carro na tela. Quando mais terrorismo fizer maior será o número de estrelas e de carros da policia te caçando. A moral que agora um jeito de diminuir o número de policiais atrás do personagem é destruindo os carros dos mesmos. E vale de tudo, atirar granadas, fazer o carro da policia colidir em alguns lugares, metralha-los. O legal que o jogo tem a mira adicionada com o botão R que facilita mais ainda para escolher em qual alvo atirar. Na página www.gamefaqs.com tem todos os códigos do jogo, para quem quer ficar só fazendo terrorismo mesmo.

Resumindo

GTA para Nintendo DS é uma aquisição certa para quem tem o fodalhão portatil de duas telas da Nintendo. O trabalho da Rockstar foi tão bem feito que conseguiram superar até as versões do PSP, que apesar de ser muito mais semelhante tecnicamente que as versões caseiras atuais, faltava vida na cidade pois tinha poucos pessoas transitando e carros. Com certeza este é um dos melhores jogos do DS para este ano. Sempre tem algo para se fazer no jogo e pode se levar para qualquer para dar muitas risadas.

Gráficos: 9,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 10
Replay: 10
Diversão: 12 ahEUAheuaHUEAhueaHU
Nota final: 10

Abaixo um video review do Gametrailers.com deste jogo


Nenhum comentário: